Visit page
Press "Enter" to skip to content

Posts published in “Ensino”

IBP reúne 16 empresas petrolíferas em torno de projeto social para formação de jovens empreendedores

Organizações nacionais e multinacionais investem em ação social e envolvem seus colaboradores no voluntariado corporativo

Rio, 28/08/2020 – As atividades de voluntariado agregadas à rotina empresarial se tornaram cada vez mais comum, e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) reúne as organizações do setor no mesmo objetivo de impacto social, por meio do voluntariado corporativo, em parceria com a Junior Achievement RJ, uma ONG de educação empreendedora para jovens em idade escolar.

Desde 2017 o IBP já ajudou na educação de 7 mil jovens de escolas públicas indo às salas de aula interagir com os alunos, e este ano, com o distanciamento social, continuam impactando por meio do voluntariado digital. Mas além de fazer o bem para esses estudantes, as empresas também são impactadas de maneira positiva, melhorando o clima organizacional com equipes mais motivadas e engajadas no dia a dia, e colaboradores mais capacitados, uma vez que, para ajudar os estudantes, os voluntários precisam dominar os temas sobre empreendedorismo, negócios, finanças, gestão, e formas de desenvolver novas soft skills para o mercado de trabalho.

“O voluntariado é a melhor forma de passar qualquer conhecimento para os alunos, seja ele profissional, experiências de vida ou dúvidas práticas sobre os requisitos para ingressar em uma área.” , Talita Alves

A parceria com a Junior Achievement consiste na Trilha Empreendedora, um projeto que atende as escolas estaduais do Rio de Janeiro para contemplar os alunos com uma trilha de aprendizados, durante os três anos do ensino médio, em empreendedorismo, educação financeira, gestão de projetos e habilidades para o mercado de trabalho.

As instituições petrolíferas, além de contribuírem para viabilizar o projeto financeiramente, possuem um empenho muito forte no voluntariado corporativo, envolvendo seus colaboradores nas atividades práticas. Esses profissionais recebem o treinamento sobre o conteúdo de cada programa e vão às salas de aula ensinar os alunos e compartilhar suas experiências profissionais. Em muitos casos, os voluntários se tornam uma fonte de inspiração para os jovens e acabam mantendo o contato mais próximo para ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho e continuarem se desenvolvendo.

“O voluntariado é a melhor forma de passar qualquer conhecimento para os alunos, seja ele profissional, experiências de vida ou dúvidas práticas sobre os requisitos para ingressar em uma área.” explica Talita Alves, voluntária na Trilha Empreendedora, ex-aluna da Junior Achievement e colaboradora da Repsol Sinopec na área de Comunicação & Relações Externas.

Atualmente, as ações acontecem em formato digital, os voluntários disponibilizam um determinado horário para encontrar os jovens e realizar as mentorias dos assuntos de empreendedorismo, compartilhando conteúdos e experiências profissionais que se enquadram nas pautas do programa vigente. O novo modelo de voluntariado facilita, inclusive, a participação de pessoas que antes não encontravam tempo em sua rotina para se dedicar a essas atividades.

Além das mentorias online, quando as aulas presenciais retornarem nas escolas com os devidos protocolos de segurança, as empresas receberão os jovens nas unidades corporativas para que eles possam conhecer a rotina de trabalho em diversas áreas administrativas.

Participam das ações de voluntariado com a Junior Achievement organizações associadas ao IBP, são elas: Baker Hughes, BP Energy, Ipiranga Karoon, Petrobras, Enauta, Repsol Sinopec, Shell, Equinor, Total, Weatherford, Wilson Sons, Subsea 7, Supergasbras, Galp e SBM. Na Trilha empreendedora, os voluntário das empresas do setor de óleo e gás ainda interagem com os colaboradores da Fundação Casas Bahia e Michelin, empresas que também participam do projeto.

Quem é a Junior Achievement?

A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Com cem anos de existência, ocupa o 7º lugar no ranking NGO Advisor que elege as 500 melhores ONGs mundiais. Além disso, está presente em 120 países e em 24 estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.

Mission News Theme by Compete Themes.
Notícias em Destaque: