Press "Enter" to skip to content

Petrobras e CNPC fecham parceria estratégica envolvendo Comperj e óleo pesado de Marlim

Rio de Janeiro, 12:51 16/10/2018 – A Petrobras firmou  nesta terça-feira, dia 16, com a China National Oil and Gas Exploration and Development Company, subsidiária da CNPC, Acordo Integrado de Modelo de Negócios, avançando na Parceria Estratégica, divulgada ao mercado em 04/07/2018.

Serão desenvolvidos estudos de viabilidade para avaliação técnica do estado atual do Comperj, planejamento do escopo e investimentos necessários para conclusão da refinaria e avaliação econômica. Os estudos serão conduzidos por equipes de especialistas de ambas as empresas e consultores externos. Uma vez quantificados os custos e benefícios do negócio, pretende-se formar uma Joint Venture (JV), que será responsável pela conclusão do projeto e pela operação da refinaria, com 80% de participação da Petrobras e 20% da CNPC.

O Acordo também define a participação de 20% da CNPC no cluster de Marlim (concessões de Marlim, Voador, Marlim Sul e Marlim Leste), ficando a Petrobras com 80% de participação e se mantendo como operadora. O petróleo Marlim tem características perfeitamente adequadas ao processamento na refinaria do Comperj, que foi projetada para óleos pesados e com alta conversão.

Petrobras e CNPC

Desde 2013, a Petrobras e a CNPC são parceiras na área de Libra, primeiro contrato pelo regime de partilha de produção, localizada no pré-sal da Bacia de Santos. Em 2017, o consórcio formado pela Petrobras (operadora, com 40% de participação), CNPC (com 20%) e BP (com 40%) adquiriu o Bloco de Peroba, um dos mais disputados do leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A parceria estratégica fortalecerá os laços entre as empresas e contribuirá para o aprofundamento da Parceria Estratégica Global entre o Brasil e a China, ambos membros do grupo BRICS.

A parceria também faz parte de um programa mais amplo da Petrobras para a revitalização de seu parque de refino e logística do Leste. No segmento de exploração & produção, o foco da parceria será a otimização do projeto de revitalização do campo de Marlim e demais projetos relacionados aos campos de Marlim Sul e Marlim Leste, visando otimizar os resultados desses campos maduros.

A China National Petroleum Corporation (CNPC) é uma empresa internacional integrada de energia, com negócios abrangendo exploração de petróleo, produção e desenvolvimento, refino e produtos químicos, redes de dutos, marketing, comércio internacional, serviços petrolíferos, engenharia e construção, fabricação de equipamentos petrolíferos e serviços financeiros. Atualmente, a CNPC produz aproximadamente 3,3 milhões de barris de óleo equivalente por dia e opera uma capacidade de processamento de mais de 3 milhões de barris por dia. A CNPC desenvolve 91 projetos de petróleo e gás em 35 países e está presente em mais de 70 países, buscando um papel internacional ainda maior.

Comments are closed.

Guiaoffshore 16 anos com você