Press "Enter" to skip to content

Conselho de Administração da Petrobras referenda Castello Branco para o cargo de Presidente e Conselheiro

Rio, 22/12/2018 – O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a dispensa, em 31/12/2018, do Sr. Ivan de Souza Monteiro do cargo de Presidente da companhia. Com isso, Ivan de Souza Monteiro também apresentou sua renúncia à posição de Conselheiro de Administração da Petrobras, também com efeito em 31/12/2018.

O Conselho nomeou o Sr. Roberto Castello Branco para o cargo de Conselheiro de Administração a partir de 01/01/2019, até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e também o elegeu Presidente da companhia, a partir de 01/01/2019.

Adicionalmente, o Conselho dispensou, com efeito em 31/12/2018, o Sr. Nelson Luiz Costa Silva do cargo de Diretor Executivo de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão e o Sr. Jorge Celestino Ramos do cargo de Diretor Executivo de Refino e Gás Natural. A Sra. Solange da Silva Guedes (foto), Diretora Executiva de Exploração e Produção, e o Sr. Eberaldo de Almeida Neto, Diretor Executivo de Assuntos Corporativos, ocuparão interinamente essas posições, respectivamente, sem prejuízo de suas funções atuais, pelo prazo de 90 dias ou até que o Conselho delibere sobre novos diretores executivos.


Solange da Silva Guedes (foto), Diretora Executiva de Exploração e Produção , ocupará interinamente o cargo de
Diretora Executiva de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão

A indicação do Sr. Roberto Castello Branco foi objeto de análise prévia pelo Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão do Conselho de Administração da Petrobras.

Roberto Castello Branco é graduado em economia, com doutorado na Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e pós-doutorado na University of Chicago. Participou de programas de treinamento executivo da Sloan School of Management (MIT) e International Institute for Management Development (IMD). É professor afiliado da EPGE (FGV), atuando também como diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico dessa instituição. Foi diretor na Vale S.A., Banco Central do Brasil, Banco Boavista, Banco Boavista Investimentos e Banco InterAtlântico.

Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre maio de 2015 e abril de 2016, GRU Airport e Invepar, assim como membro do Conselho Diretor da ABRASCA, Diretor da Câmara Americana de Comércio (RJ) e membro do Conselho de Administração do IBEF e do Conselho Curador da FGV. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, presidente executivo do IBMEC e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Publicou artigos em revistas acadêmicas e jornais de grande circulação e foi palestrante em conferências realizadas no Brasil e no exterior (EUA, Reino Unido, Canadá, Hong Kong, Shangai, Cingapura e Sidney). Autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência Brasileira”.

Guiaoffshore 16 anos com você