Press "Enter" to skip to content

Governo arrecada R$ 8,915 bilhões em bônus com venda de áreas petrolíferas no pós-sal

Rio, 10/10/2019 – O governo arrecadou R$ 8,915 bilhões após a 16ª rodada de leilões de petróleo nesta quinta-feira, 10. O foco era vender áreas de pós-sal, em águas profundas do litoral brasileiro.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, afirmou que o resultado superou as expectativas. “Achávamos que seria um leilão hesitoso, mas superou as expectativas. Tivemos recorde de bônus em concessões da história”, disse. “Chegamos a cogitar a adiar o leilão, mas o resultado mostra que a manutenção do calendário foi correta”, completou.

O leilão teve 11 ofertantes, 10 vencedores e 12 blocos arrematados de 36. Blocos não adquiridos neste leilão ingressam em regime de oferta permanente, diz o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

Ao todo, 17 petroleiras haviam se inscrito para participar da disputa, entre elas a Petrobrás e multinacionais como Shell, Exxomobil, Total e Chevron, além das chinesas CNPC e CNOOC, que nos últimos anos têm demonstrado interesse no Brasil e na formação de parcerias com a estatal brasileira.

Os dois outros leilões previstos para o ano são os do pré-sal, sob regime de partilha, incluindo o do excedente da cessão onerosa, em novembro.

O diretor-geral da ANP admitiu que, entre as áreas em oferta nesta quinta, o risco é maior nas bacias de Camamu-Almada e Jacuípe.

“Eu reconheço que o risco é maior, você soma, além do risco geológico, a questão ambiental, mas isso é uma questão que as companhias estão acostumadas a lidar. E o histórico do Brasil é que, havendo um relatório de impacto ambiental bem conduzido e exaustivo, a gente não acredita que haja problema”, afirmou.

A ANP alertou na véspera que a oferta de sete blocos exploratórios de petróleo próximos ao Arquipélago dos Abrolhos, nas bacias de Camamu-Almada e Jacuípe, está sob crivo do poder judiciário.

Ele ponderou ainda que há atualmente áreas produzindo mais próximas de Abrolhos do que os blocos que estão em oferta.

Mission News Theme by Compete Themes.