Press "Enter" to skip to content

Plataforma de inovação da Ocyan abre inscrições para startups

Segunda edição do Ocyan Waves Challenge busca, até 15 de maio, novas tecnologias com empresas brasileiras

Rio de Janeiro, 06/04/2020– A Ocyan abre inscrições para startups apresentarem soluções inovadoras para desafios internos da empresa, que atua no setor de óleo & gás. Os produtos ou serviços deverão atender questões apresentadas pelas áreas operacionais da companhia. As startups selecionadas terão suporte para o desenvolvimento de um projeto piloto in loco e poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da empresa. As interessadas têm até o dia 15 de maio para acessar as informações do programa Ocyan Waves Challenge e cadastrar suas propostas pelo site www.ocyanwaves.com.

“O lançamento do programa foi mantido, mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, pois a Ocyan acredita que, assim, poderá contribuir para abrir novas oportunidades para pequenas empresas, que mesmo com toda a sua capacidade criativa, podem ser impactadas a partir da crise que assola a maioria dos países. Como as primeiras fases do programa são feitas de forma totalmente online, mesmo pessoas em isolamento podem iniciar a participação, explica Rodrigo Lemos, Diretor de Produção Offshore da Ocyan e líder do Ocyan Waves.

O Ocyan Waves Challenge chega a sua segunda edição em busca de iniciativas criativas que melhorem a operação da empresa, trazendo maior eficiência e segurança a seus colaboradores e clientes. O programa também incentiva o ecossistema de startups e contribui diretamente para a criação de uma nova geração de fornecedores do setor de óleo e gás no país.

O objetivo do programa é aliar a empresa à capacidade criativa das startups gerando ganhos de eficiência operacional. “Estamos na segunda edição e aprendemos muito com a primeira. Tivemos 123 startups inscritas no ano passado e seis delas conseguiram atingir os objetivos definidos no programa e se tornaram nossas fornecedoras. Podemos dizer que o Ocyan Waves atendeu as demandas concretas da empresa, com foco na implementação de soluções que aumentem a segurança e a produtividade em atividades operacionais e de suporte”, define Rodrigo Lemos.

Rodrigo Lemos (ao centro), Diretor de Produção Offshore da Ocyan e líder do Ocyan Waves.

As startups deverão buscar soluções inovadoras para os 5 desafios selecionados pela Ocyan, sendo elas:

Desafio: Sistema Inteligente de Gestão de Alarmes

Nas plataformas de perfuração offshore, existem diversos sistemas supervisórios que conectam diversos equipamentos por sensores usando automação. Os sistemas são capazes de emitir alarmes quando algum equipamento ultrapassa seus índices de mínimo ou máximo, avisando ao operador que há algo errado. Entretanto, devido ao alto número de equipamentos e sensores interconectados, e consequentemente o número elevadíssimo de alarmes, o tratamento não é o mais adequado. Buscamos uma solução que traga significado e inteligência na análise destes alarmes, integrado ao sistema já existente, que seja capaz de fazer correlações entre sequência de alarmes e repetições, entender prioridades, gerar estatísticas e outros para apoiar no direcionamento da manutenção e predição de falhas.

Desafio: Digital Twin do BOP (Subsea Blowout Preventer)

Hoje as informações relacionadas ao BOP ficam armazenadas em sistemas diferentes, como manuais dos fabricantes, histórico de alertas/boletins, manutenção e falhas, o que torna o acesso a essas informações disperso e demorado. Buscamos uma solução que integre todas essas informações em um só lugar, que viabilize uma visualização 3D do equipamento com representação de suas informações operacionais e críticas, para que seja acessada de forma visual e amigável através de um digital twin do BOP, que é uma cópia digital do equipamento.

Desafio: Análise de fluido do BOP em tempo real

O Subsea BOP é um conjunto de válvulas que recebe uma mistura de fluido e água, essencial para seu funcionamento. A contaminação desse fluido pode acontecer quando água, mangueira ou o próprio fluido estão sujos e sobrecarregam os filtros antes do tempo previsto em manutenção, muitas vezes paralisando a operação. Para saber se o fluido está contaminado, é necessário coletar uma amostra do sistema hidráulico, enviar para terra e aguardar dias para ter um retorno. Buscamos uma solução que consiga medir a integridade e qualidade do fluido (contaminação), na saída do tanque e antes de chegar ao BOP, permitindo seu monitoramento em tempo real.

Desafio: Predição de Falhas e Gestão de mangueiras do Topdrive

As embarcações da Ocyan têm uma quantidade considerável de mangueiras hidráulicas, cujo controle de manutenção é feito em planilha e de forma manual. A falha dessas mangueiras pode ocasionar em vazamento de fluidos, levando a paralisação da operação e colocando em risco questões ambientais e de segurança. Buscamos uma solução que consiga inspecionar de forma preditiva as mangueiras da embarcação, dando ao time operacional informações sobre sua integridade e necessidades de manutenção antes que uma falha venha a ocorrer.

Desafio: Autoatendimento em almoxarifado

O controle de materiais do almoxarifado de uma embarcação é feito com pouca tecnologia de automação, onerando o tempo do gestor responsável, que precisa constantemente interromper suas tarefas para realizar o controle de entrada e saída de materiais, não permitindo que sua atuação seja estratégica para a empresa. Buscamos uma solução que automatize o almoxarifado para que cada pessoa possa acessar o espaço, de forma controlada, encontrar o que precisa e realizar a saída dos materiais sem a necessidade do apoio de um atendente e que seja integrado de modo automático ao sistema de gestão de inventário.

O desenvolvimento do programa Challenge terá quatro fases: Inscrição (podem ser feitas entre os dias 31 de março e 15 de maio pelo site www.ocyanwaves.com); Pitch Day (encontro dos empreendedores com a Ocyan, quando serão escolhidos aqueles que seguirão para a fase de imersão); Imersão (quando serão escolhidas até oito startups com maior aderência aos desafios e com as melhores propostas apresentadas); e Piloto (as soluções serão desenvolvidas e avaliadas pela Companhia. Os aprovados nessa fase final serão incluídos no cadastro de fornecedores da Ocyan).

“O Ocyan Waves Challenge é uma grande oportunidade para os empreendedores realizarem um projeto piloto dentro das instalações de uma grande empresa de óleo e gás. Ao final do programa, as startups poderão tornar-se fornecedoras ou parceiras da nossa companhia, que está em um setor altamente técnico e exigente, que é o de óleo e gás. Foi um sucesso ano passado e esperamos repetir o mesmo em 2020”, destaca Rodrigo.

Para serem selecionadas, as startups precisam comprovar o desenvolvimento de, no mínimo, um produto viável e testado em pequena escala ou que esteja no mercado. É importante que os empreendedores tenham idade acima de 18 anos e disponibilidade para comparecer aos encontros, no Rio de Janeiro e Macaé, que só serão agendados presencialmente após o controle da pandemia de Coronavírus.

A empresa Innoscience é a responsável pela estruturação e operacionalização do Ocyan Waves Challenge, o primeiro programa da plataforma Ocyan Waves.

Mission News Theme by Compete Themes.
Notícias em Destaque: