Arábia Saudita diz que monitora mercado de petróleo de perto após vírus na China

Arábia Saudita diz que monitora mercado de petróleo de perto após vírus na China

DUBAI – 15:08 27/01/2020 – A Arábia Saudita está acompanhando de perto os mercados globais de petróleo em meio às “expectativas sombrias” devido aos possíveis impactos da disseminação do coronavírus na China sobre a economia chinesa e mundial, disse o ministro de energia do país nesta segunda-feira.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados podem responder a qualquer impacto sobre a estabilidade do mercado de petróleo se necessário, afirmou o ministro, príncipe Abdulaziz bin Salman. Os preços do petróleo Brent recuavam para abaixo de 60 dólares nesta segunda-feira, tocando mínimas desde o final de outubro.

Ele acrescentou, no entanto, estar confiante de que a China e a comunidade internacional poderão conter o surto do vírus e erradicá-lo.

O ministro afirmou que o impacto atual sobre os mercados globais, incluindo de petróleo e outras commodities, tem sido “guiado principalmente por fatores psicológicos e expectativas extremamente negativas adotadas por alguns participantes do mercado apesar do impacto muito limitado sobre a demanda global por petróleo”.

Embora a maior parte dos mercados esteja sendo impactada pela disseminação do coronavírus, muitos deles estão fechados na Ásia devido aos feriados de Ano Novo Lunar.

Share