Total ganha força no mercado de energia da Espanha com compra de ativos da EDP

Total ganha força no mercado de energia da Espanha com compra de ativos da EDP

Paris, 19:37 18/05/2020 – O grupo de energia francês Total divulgou nesta segunda-feira que chegou a um acordo para a compra de uma grande carteira de clientes da EDP e de duas térmicas da empresa portuguesa na Espanha, o que o torna um importante player no mercado Ibérico de eletricidade.

O negócio vem em linha com a estratégia da companhia de expandir sua atuação ao mercado de eletricidade, à medida que gigantes da energia enfrentam uma crescente pressão para reduzir a exposição aos combustíveis fósseis e aumentar os negócios de baixo teor de carbono em seus portfólios.

Essa é a terceira grande aquisição da Total no mercado europeu de eletricidade residencial desde 2016, após negócios na Bélgica e na França, o que faz dela uma das grandes concorrentes de antigos monopólios.

As ações da Total na bolsa de Paris chegaram a subir até 6% depois do negócio e do anúncio de que a empresa recuou de um acordo para adquirir ativos da Occidental Petroleum em Gana, informa a Agência Reuters*.

A Total disse que está comprando o portfólio da EDP com uma base de 2,5 milhões de clientes, além de duas térmicas, com capacidade de geração de quase 850 megawatts.

A companhia acrescentou que a transação com a EDP, que teve o Santander como assessor, foi avaliada em 515 milhões de euros (557,4 milhões de dólares).

“Esse é um grande novo passo para a ambição da Total de se tornar uma empresa ampla no setor de energia”, disse em comunicado o presidente do conselho e presidente-executivo da Total, Patrick Pouyanne.

“Essa transação permite que a Total se torne um dos players-chave no mercado de energia da Espanha, cobrindo um amplo espectro, das importações de GNL à geração de energia renovável e por gás”, acrescentou.

Segundo a companhia, o acordo faz da Total a quarta maior distribuidora de gás e eletricidade da Espanha, com participações de mercado de 12% e 6%, respectivamente.

*Por Bate Felix / Reportagem adicional de Sudip Kar-Gupta em Paris e Isla Binnie em Madri

Share
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
WhatsApp